sábado, 21 de junho de 2008

Qualificações dos oficiais da Igreja


Vimos em nosso boletim anterior alguns aspectos trazidos em nossa Constituição sobre as qualificações dos oficiais da Igreja. Neste, falaremos sobre as qualificações encontradas na Bíblia Sagrada.

O apóstolo Paulo ao escrever a Timóteo fala dos bispos (presbíteros) e diáconos, conforme pode-se ver:
"Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,
conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato." I Timóteo, 3:2-10


"O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. " I Timóteo, 3:12-13.

O mesmo apóstolo escreve a Tito (1:5-9) reafirmando as qualificações do presbítero, embora nesta carta não fale sobre os diáconos.
"Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem." Tito 1:5-9

Em Atos, 6:3 ocorre a indicação de qualidades dos irmãos que deveriam integrar o corpo dos que prestariam socorro e ajuda na esfera da assistência aos necessitados. Os que fossem eleitos deveriam reunir, pelo menos, aquelas qualidades apontadas.

"Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;" Atos 6:3

Vemos que a Bíblia fala destas duas categorias de “oficiais” na Igreja, e que nós mantemos como indicado nas Escrituras. As qualidades exigidas devem ser observadas por nós e estar presentes nos que indicamos e elegemos. Elas foram apresentadas para serem levadas em conta, quando de nossa decisão de escolha dos que postulam o oficialato na Igreja.

Seja criterioso (a) na avaliação e análise daquele que será indicado por você.

Como saber se ele reúne as qualidades descritas na Bíblia? Algumas são claras como pontualidade, assiduidade aos trabalhos da Igreja, e em sua objetividade não necessitam de informação de outras pessoas. Outras, como por exemplo, sobriedade (não dado a muito vinho), temperança, não espancador (não violento), devem ser analisadas no contexto amplo da vivência daquele que será indicado.

Verifique estes aspectos na vida dos homens da Igreja e então decida. Talvez você não encontre todas estas qualidades em uma única pessoa. Não desanime, busque aquela que reúne o maior número de qualidades apontadas e então vote.

A leitura dos textos bíblicos indicados é de grande importância para este momento. Assim, leia, medite, analise, ore e decida a indicação e compareça à assembléia para votar. Não se omita, não se furte à participação, não se prive de poder decidir. Seu voto é que determina a expressão da liderança maior da Igreja.

O privilégio é seu e a responsabilidade também.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

terça-feira, 3 de junho de 2008

Temer ao Senhor XV


"Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade."Levítico, 19:29

O assunto de nosso riquíssimo texto tem um certo aspecto de tabú no contexto de nossas igrejas, é a questão do sexo. É dito para não se contaminar a filha, fazendo-a prostituir-se. Alguns aspectos merecem nossa atenção para melhor percepção do ensino aqui posto.

Deve-se ter em mente que o primeiro interesse tem conotação religiosa, ou seja, trata-se da questão da “prostituição cultual”. Isto era bem comum no mundo antigo onde as divindades tinham sacerdotes e sacerdotisas que ofereciam favores sexuais aos adoradores daquela divindade.

O Senhor está determinando que tal coisa não se verifique em Israel. Javé não aceita este tipo de manifestação religiosa para consigo e em seu culto. Portanto, entregar a filha (ou filho) para este tipo de prática é abominação ao Senhor, mesmo que se lhe dê conotação religiosa. Não se pode desconsiderar o fato de que o texto não é restritivo apenas a esta forma de comportamento ligado à ilicitude do sexo. Embora haja um termo técnico na tradução (prostituição), que vincula o fazer sexo com alguma forma de recompensa financeira ou benefício pessoal, deve-se fazer uma leitura mais ampla sobre a restrição de se conduzir à impureza sexual sua filha ou filho.

Neste sentido, tem-se que tomar os cuidados devidos para não sermos agentes de tal circunstância na vida de nossos filhos(as). Cabe ao pai e à mãe não só orientar aos filhos, mas restringi-los no que diz respeito à utilização de meios ligados às formas ilícitas do sexo.

A Bíblia informa sobre fornicação (sexo anterior ao casamento), adultério (sexo com outro(a) que não o cônjuge), lascívia ( desejo descontrolado e satisfeito fora do padrão estabelecido pelo Senhor) e impureza (vínculo com manifestações sexuais ilícitas) titulando-as de “obras da carne” ( Gl.,5:19).

Outro aspecto a ser ressaltado é que tal comportamento está ligado à manifestação da maldade. Esta forma de contaminação projetará uma ampliação da maldade. Como? Vê-se que a violência, o crime, a exploração, as drogas , etc, são parceiros da prostituição. Andam, costumeiramente, de mãos dadas. As pessoas envolvidas neste modo de agir, merecem nossa intercessão, e não devem ser desrespeitadas como seres humanos que são.

Discordamos de seu modo de agir, mas não podemos agredi-las ou abominá-las. É preciso lembrar que Jesus falou com prostitutas, tratou com elas, levou-lhes a palavra de salvação, embora nunca tenha concordado e aceito seu modo de viver.

É imperativo não ser agente de tal forma de contaminação e buscar resgatar aqueles(as) que assim têm vivido. Isto por causa de se temer ao Senhor.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage.