terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Temer ao Senhor (II)


"Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus." Levitico 19:3

Conforme registramos no boletim anterior, apresentaremos alguns artigos baseados neste capítulo do (pouco lido) livro de Levítico, com sua riqueza extensa e profunda.

Moisés repassa ao povo as diretrizes do Senhor, cujo propósito é a manifestação de Sua Santidade no processo de santificação de Sua gente (v.2). Fica claro que o Senhor deseja que sejamos santos, porque Ele o é. Percebam que isto é reafirmado pelo apóstolo Pedro "pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1:15-16) como ênfase no fato de ser este o anelo de Deus.

O Senhor Jesus coloca esta mesma verdade de modo um pouco diferente ao afirmar: “Sede vós perfeitos, como perfeito é vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48). Assim, está a desafiarnos à santidade e perfeição em nossa vida e conduta. Deste modo vemos que o Senhor estabelece mais um princípio quanto à nossa santificação (como reflexo da santidade de Deus) vinculando-a agora ao respeito ao pai e à mãe.

Quando lemos esta exortação do Senhor, segue-se a ela a expressão - “Eu sou o Senhor”, que nos faz ver que nossa postura de obediência a nossos pais deve-se ao fato de temermos ao Senhor.

É a Pessoa dEle que está em destaque, antes que a de nossos pais. É a Ele que atingimos ou honramos quando o fazemos a nossos pais. Há também a responsabilidade dos pais em refletir a Pessoa do Senhor. A mutualidade e reciprocidade estão latentes, mas presentes, neste texto.

O apóstolo Paulo insistirá nisto ao fazer esta afirmação: “filhos, obedecei a vossos pais no Senhor” (Efésios 6:1).

Os pais são postos como autoridade sobre nós e devem ser honrados (obedecidos) como expressão de nosso temor ao Senhor. É claro que nossa obediência a eles se estabelece até ao limite de sua autoridade delegada, isto é, caso eles se coloquem, ou queiram colocar-se, acima do Senhor, nossa obediência será devida ao Senhor antes que aos nossos pais.

O respeito, a obediência, o carinho, o amparo, o zelo, o amor e outras manifestações com relação aos nossos pais devem ser a tônica na vida do cristão, fazendo refletir nosso compromisso com o Senhor Deus de Quem somos, a Quem servimos e tememos.

Deus nos abençoe

Rev. Paulo Delage