quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Missões, tarefa da Igreja


No mês de agosto é comemorado o mês das missões na Igreja Presbiteriana do Brasil. Isto se dá, porque no dia 12 de agosto de 1859, desembarcou no Rio de Janeiro, o Rev. Ashbel Green Simonton para começar a Igreja da qual fazemos parte: Igreja Presbiteriana do Brasil.


Missões é a tarefa dada por nosso Senhor Jesus Cristo à sua igreja, de pregar o evangelho a todas as nações, começando de Jerusalém. A Igreja de Cristo desenvolve funções importantíssimas em seu serviço religioso aqui na terra, porém a tarefa que ela jamais poderá deixar de fazer, é a de levar o evangelho de Cristo.


O apóstolo Paulo, consciente do dever de fazer o nome de Cristo conhecido, escreve ao final da carta – que enviou aos crentes de Roma – o seguinte: “esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio; antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que não tinham ouvido a seu respeito” (Romanos 15:20 e 21).


Assim como Paulo, nossa Igreja, hoje, tem que estar consciente de seu dever e se esforçar ao máximo em levar a palavra de Deus de forma objetiva e fiel desde São Paulo – a nossa Jerusalém, passando pela Judéia – o nosso Estado, Samaria – o nosso imenso Brasil, e até os confins da terra – outros países, povos e tribos distantes.


Nossa igreja está engajada em missões, mas ainda há muito por fazer. Através do envio de duas equipes missionárias ao nordeste brasileiro, podemos ter uma noção das grandes dificuldades e dos desafios a serem alcançados; por meio do nosso Disquepaz temos feito a mensagem de Deus chegar a mais de 160 pessoas por dia, mas ainda há centenas e milhares que não receberam uma palavra de esperança; enviando nossas ofertas, temos investido na vida de missionários no Timor Leste, Paraguai, norte e nordeste do Brasil, abençoando Projetos e Avanços missionários, assim como, a construção de templos. Mas, ainda há muito para ser conquistado.


Temos que ir, onde Cristo ainda não foi anunciado, pois ali estão aqueles que chamamos de “povos não alcançados” – aqueles que não ouviram a mensagem de salvação nem uma vez. Faz-se necessário, portanto, orar e estar muito atentos à voz de Jesus que nos disse: “...Erguei os vossos olhos e vede os campos que já branquejam para a ceifa” (João 4.35b); “...Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos,...”(João 15:16) e “...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).


Que Deus nos ajude a entender que esta é a nossa grande tarefa.

Rev. Cornélio Caldeira Castro