sábado, 30 de agosto de 2008

As Olimpíadas e as Missões

“...Correi de tal maneira que o alcanceis”. – I Coríntios 9:24b

O mês de agosto de 2008 foi marcado pelas Olimpíadas de Pequim. Também, este é o mês em que nós, Presbiterianos, celebramos o mês das missões. As Olimpíadas nos deram um espetáculo fantástico de luzes e cores em sua abertura e uma mostra do esforço e preparação dos atletas quebrando os recordes mundiais. As Missões exigem de nós, Igreja de Cristo, muita preparação e esforço para que haja um espetáculo de Luz e cor na vida daqueles que ainda não estão correndo a Carreira Cristã.

Quando o apóstolo Paulo fez este paralelísmo entre a carreira cristã e um atleta persuadindo-nos a “correr de tal maneira” para alcançar o prêmio, ele coloca numa “olimpíada espiritual” a todos os crentes no Senhor Jesus. Por isto, faremos um paralelo entre as Olimpíadas e as Missões tendo em mente duas lições práticas para nossa vida cristã.

1. O atleta se esforça e dá o máximo de si.

Assim como o atleta se esforça para conquistar o primeiro lugar naquela modalidade esportiva, nossa vida cristã tem que ser marcada pelo esforço e abnegação, constante, na carreira cristã. Igualmente a um atleta vitorioso, nós só alcançaremos a vitória se dedicarmos tempo no exercício da fé cristã. Em Hebreus, capítulo onze vemos muitos exemplos de irmãos nossos que, no passado, se esforçaram e mostraram a glória de Deus nas mais diferentes situações e até em meio a terríveis atrocidades. Em contrapartida, muitos crentes são vencidos pela debilidade, pelo desânimo, pelas pressões externas, pois não se esforçam no exercício diário da Palavra de Deus e da oração e como conseqüência, não podem fazer diferença nem mostrar a glória de Deus hoje.

2. O atleta não vencerá se estiver sozinho.

Às vezes, nossos olhos se enchem de lágrimas, ao ver um atleta alcançando a vitória e mostrando a medalha ao final de sua luta. Porém, para que ele chegasse ao ponto mais alto do pódio, foi necessário um árduo trabalho em equipe; muitos estiveram respaldando-o no patrocínio, como técnicos, auxiliares etc. Da mesma forma, na corrida “missionária” nós temos que respaldar aqueles que estão dispostos a dar o máximo de si para que nações ainda não alcançadas pelo evangelho possam conhecer a Jesus nosso Senhor e salvador. A vitória não será somente daquele que foi enviado, mas de todos. A Igreja se envolveu e esteve intercedendo e contribuindo para que a glória de Deus fosse refletida naquele lugar.

Irmãos, “...Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”! Isto é, devemos nos esforçar ao máximo para estar preparados e firmes, ao mesmo tempo, levando aos outros a mensagem de salvação.

Que Deus nos ajude a compreender isto.

Rev. Cornélio Castro