sexta-feira, 14 de março de 2008

Temer ao Senhor VI


"Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo" Levítico 19:11 Este é assunto presente na tábua segunda dos Dez Mandamentos , onde lemos : “ Não furtarás “(Êxodo 20:15 ).

Existe uma distinção técnica entre roubo e furto. Naquele deve existir alguma forma de violência (física ou psicológica) ou mesmo ameaça à integridade física. Neste não se encontra a figura da violência.

O furto é , supostamente, mais brando que o roubo, pois não há risco à integridade física de alguém e recebe menor penalização. Para nós , aqui em especial, isto não faz muita diferença.

Desde aqueles tempos, tão distantes de nós, a ordem existe, pois a possibilidade e tendência ao furto estão presentes no coração humano. Pensamos, de imediato, quando se fala em furtar, naquele indivíduo que subtrai para si um objeto (carteira, bolsa, pasta, etc) de terceiro. De fato, isto é verdade e está contemplado aqui. Mas, esta não é a única maneira de “furtar”.

Um dos cuidados que vemos na ética do Velho Testamento (reafirmada no Novo) é que não haja medidas ou pesos falseados, isto é , as medidas deveriam estar corretas em seu padrão. O comerciante que tivesse medidas adulteradas estava furtando. O coletor que exigia além do devido estava furtando (defraudando). O usurário que impusesse juros abusivos sobre o outro, estaria , de certa forma, furtando.

Aqueles que se valem de suas posições para enriquecerem-se às custas do erário (verba, dinheiro) público estão furtando. A transformação de vida que nos leva a uma postura de retidão e honestidade é fruto de nosso compromisso com o Senhor , é decorrência de “Temer ao Senhor”, como nos exorta o apóstolo Paulo: “O que furtava , não furte mais, antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos” ( Efésios,4:28).

Há muitos modos justificados e aceitos de se furtar hoje em dia e que são agasalhados sob a proteção do “todo mundo faz”. É a corrupção generalizada (até dentro dos templos religiosos) , onde o mote principal é “levar vantagem de qualquer jeito”.

Ouçamos a voz do Senhor, temamo-LO e obedeçamos Seu mandamento , honrando-O com nossa integridade , acatando sua vontade : “ Não furtareis”.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Delage