domingo, 9 de novembro de 2008

Bem-aventurado (9)


“Bem-aventurado, Senhor, os que habitam em tua casa” (Salmo 84:4)

No boletim anterior foi lembrada a bem-aventurança daquele a quem o Senhor escolhe. Agora vemos que aquele a quem Deus escolhe tem o privilégio de habitar na “casa do Senhor”.

O salmista usa algumas palavras para expressar o sentido de local de habitação, todas ligadas à idéia de presença do Senhor: tabernáculos, átrios, altares, casa. São palavras distintas que traduzem uma única idéia, ou seja, a de presença do Senhor, lugar onde se pode ter comunhão com o Senhor, por ser lugar onde “Ele habita”.

Claro que após o advento de Cristo e Seus ensinos a noção de lugar de habitação de Deus sofre modificação, e já não se tem mais esta projeção de geografia limitada do sagrado e da presença de Deus. Todos os lugares são sacralizados e se tornam “locus” (local) de adoração e comunhão com Deus.

Ainda que se tenha esta idéia posta no Novo Testamento, deve-se entender que no salmo mencionado, não se pode pensar apenas em lugar físico ou geográfico(templo, Jerusalém, etc), mas em algo mais amplo, abrangente e transcendente. Fala-se de lugar “onde fazer o ninho”, habitar e louvar “perpetuamente”, com forte indicação de permanência e perenidade. Esta idéia não se liga apenas ao tabernáculo (móvel) e ao templo(fixo), mas a algo superior e mais sublime: a habitação de Deus.

De fato bem-aventurados os que habitam em “Tua casa”, pois não se trata do templo, já que ninguém ali habitava, mas apenas entravam e saíam. Trata-se da habitação eterna, na linguagem poética, muito bem posta no salmo 23: “habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”. É sobre isto que o salmista fala: céu.

A beatitude ou bem-aventurança se dá pelo fato de podermos ter certeza de que “habitaremos” para sempre na “casa do Senhor”. Por isso não há lugar mais seguro, mais indicado, mais feliz, mais ditoso, mais precioso e melhor para “fazer seu ninho” ou colocar sua vida, que o “lugar de habitação de Deus”. Isto é possível somente se você receber a Cristo Jesus em Sua vida como seu salvador e senhor, aceitando-O pela fé e o sacrifício que Ele fez na cruz em seu lugar e a seu favor. Que você seja também um bem-aventurado por viver na “casa de Deus”.

Rev. Paulo Audebert Delage.