sábado, 19 de julho de 2008

A Breviedade da vida

Há quem diga que a vida é como "castelo de areia perto da onda do mar", como "cristal que é belo, porém fácil de quebrar", ou ainda como a "brisa, que sopra sem que se possa guardar" ou como "nuvens que passam e se dissipam..."

O poeta também declara que "Quem passou pela vida em brancas nuvens e em plácido descanso adormeceu... Foi um espectro de homem, não foi homem. Só passou pela vida, não viveu."

Não creio que nenhum de nós queira que a história da sua vida seja apenas palavras de saudosismo, uma passagem inexpressiva e insípida. Sabemos que a vida é mesmo breve, se desvanece como diz o Senhor: "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tg 4:14). Mas enquanto houver fôlego de vida, enquanto permitir o Senhor que vivamos, seja Ele o modelo de conduta, de proceder.

Em Jesus, "somos mais do que vencedores". Ele nos faz livres, abundantemente livres. Ele nos sustenta e protege, nos consola e conforta. Em Cristo temos ensino e orientação. Foi pelas nossas vidas que Ele, o Bom Pastor, deu Sua vida (Jo 10:11). Salvou-nos de um tremedal de lama, por amor do Seu nome. Éramos nada sem Ele, mas nEle somos Luz do mundo, Sal da terra. "Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor... (Pv 8:35)" e nEle "se multiplicam os dias, e anos de vida e te acrescentarão." (Pv 9:11).

É nas mãos de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que queremos e desejamos que esteja a vida de cada um dos que lêem este texto. Não há nada melhor do que pertencer ao Senhor Jesus, e vivermos com responsabilidade, conscientes de que o presente é pequeno, o futuro é incerto, o passado é história, mas que tudo vale à pena se estivermos no centro da vontade do Senhor.

Nada é em vão, insípido e inexpressivo para o Senhor. Ele deu a vida dEle pela nossa! NEle há propósito, porque a vontade dEle para a nossa vida é boa, perfeita e agradável para sempre...

Pr. Yon Morato