sábado, 12 de julho de 2008

Vencedor ou Derrotado ?


No Evangelho de João, capítulo 16 e verso 33, encontramos uma advertência do Senhor Jesus ao mesmo tempo séria e consoladora: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Neste texto, mundo não se refere ao universo sideral, às forças físicas da natureza, mas à sociedade em que vivemos. Um sistema social que deveria ser bom, puro, harmonioso e feliz.

Infelizmente, porém, (como conseqüência do extremo egoísmo do homem, da presunção humana) rebelou-se contra Deus, seu Criador e Senhor. Uma sociedade que pôs Deus à margem dos seus interesses e fabricou para si gurus, gnomos, duendes e outros pequenos deuses. Deuses que satisfaçam os seus desejos e caprichos.

Conseqüentemente, num mundo sem o Deus único e verdadeiro, as aflições se multiplicam. A própria vida passa a armar ciladas para todos nós. É desnecessário relacionar aqui todos os tipos de aflição com que nos defrontamos. Mas, sem dúvida alguma, a mais inquietante nesta era chamada “pós cristã” é a aflição causada pela angústia existencial. Angústia que está destruindo a alegria e vontade de viver de muitos adultos, de um número impressionante de jovens, e até de crianças.

A angústia existencial tem sido a causa de muita violência, de lares desfeitos, de doenças psicossomáticas, do abuso de drogas e bebidas alcoólicas, e de muita perversão sexual. Ao abrir mão de Sua glória divina e tomar as limitações da humanidade, Jesus experimentou fome, sede, angústia, abandono, perseguições, preconceitos, infidelidade, traições, escárnio, injustiça e a tortura da morte na cruz. Por tudo isso Ele passou, por amor de mim e de você. Mas a tudo isso Ele venceu. Ele tem, pois, autoridade para dizer “tende bom ânimo”. E ânimo é coragem, é esperança, é vida!

Mas como ter ânimo... como ter esperança... onde buscar força diante de um problema aparentemente insolúvel? “Eu venci o mundo”, diz Jesus. Em outras palavras, em Mim, comigo, você também vencerá. Referindo-se à vitória de Cristo sobre as vicissitudes da vida, sobre o pecado e a morte, o apóstolo Paulo escreve: “Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Na vitória de Jesus repousa a nossa esperança!

Um pensador contemporâneo afirma que ao final da existência humana haverá apenas duas categorias de pessoas: os vencedores e os derrotados. Em qual delas você estará? Não enfrente sozinho as aflições deste mundo. Não se deixe esmagar pela tristeza ou solidão. Você pode contar com Jesus Cristo. Assegure a sua vitória... enquanto é tempo.

Rev. Eudes Coelho Silva