sábado, 26 de julho de 2008

Temer ao Senhor - XVIII


"Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR." Levítico, 19:32


Faz algum tempo eu estava assentado com um pastor da IPB, de destacada posição na administração da Igreja e que, à época, contava com, aproximadamente, 55 anos de idade. Aproxima-se um outro pastor, este já com mais de 70 anos e a cabeça encanecida, e prontamente aquele que comigo conversava colocou-se de pé e cumprimentou o ancião, que não era figura de eminência ou de destaque nos quadros pastorais da igreja nacional.

Admirei-me desta atitude e falei de minha apreciação por tal ato de sua parte. Ao que me respondeu: “É a Palavra: Diante das cãs te levantarás”. Lição a mim muito preciosa, pastor ainda com meus 35 anos de idade. Aprender a manifestar o respeito para com os idosos aqui, de forma poética, simbolizados pela cãs.

Em nossa cultura ocidental o idoso vinha sendo tratado como objeto gasto e sem função, destinado ao descarte. Felizmente vê-se uma retomada de valor nos termos deste importante preceito, ainda que os nossos adolescentes continuem a enfrentar dificuldades em refletir este padrão de comportamento recomendável.

O Estatuto do Idoso busca resgatar a dignidade social da pessoa que tem alcançado o privilégio de envelhecer, fazendo garantir seus direitos como cidadão e privilegiando-o, legitimamente, em certos aspectos. Mas, não deveria ser assim, ou seja, apenas por força coercitiva da lei, a nossa relação de respeito e reverência para com aqueles que já estão encanecidos e que integram aquela que tem sido chamada terceira idade.

Este preceito é tão importante que o apóstolo Paulo escreve ao jovem pastor Timóteo instruindo-o com relação ao trato com o idoso e o faz nos seguintes termos: “Não repreendas ao homem idoso, antes exorta-o como a pai;... às mulheres idosas como a mães” ( I Timóteo,5:1-2).

Não é apenas a titulação ou a posição de mando que merecem nosso respeito e consideração, mas também a experiência acumulada de muitos anos, aqui simbolizada liricamente pelos cabelos embranquecidos.

Respeitemos os idosos, tributando-lhes o cuidado, atenção, estima e carinho de que são merecedores. E isto por se temer ao Senhor.

Deus nos abençoe.

Rv. Paulo Audebert Delage.