sábado, 5 de julho de 2008

Temer ao Senhor - XVI


"Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR." Levítico 19:30
Nossa atenção se volta, conforme o texto, para a necessidade de reverência em relação ao lugar de adoração. É preciso notar que santuário aqui referido não era o templo, mas o tabernáculo (tenda móvel) no deserto. O sentido do texto é que o lugar de habitação de Deus deve ser tratado com reverência e respeito.

À medida que o tempo passou, houve uma modificação em Israel e se introduziu o templo, onde passou-se a ensinar ser o lugar de habitação de Deus, embora Ele dissesse que “não habita em templos feitos por mãos humanas” (Atos, 7:48; I Reis,8:27).

O Senhor Jesus dará importância ao templo ao dizer: ”minha casa será chamada casa de oração” (Mt.21:13) e ensinará a reverência quando da adoração. Mas, disse também que aquele templo-edifício seria destruído (teria cumprido sua função - Mt.24:2) e faz referência ao Seu próprio corpo, como o templo que seria reerguido depois de três dias (referência à Sua ressurreição- João,2:19-21), mostrando uma nova concepção sobre o santuário (templo) não mais como edifício, porém como corpo.

O apóstolo Paulo retomará esta forma de entendimento e reforçará este aspecto ao ensinar que nosso corpo é o templo-santuário e habitação de Deus (I Cor.6:19) e que, portanto, na visão de Levítico, devemos reverenciar este santuário, ou seja, nosso corpo. Assim, como não devemos cultuar o templo, não devemos cultuar nosso corpo. Mas, assim como cuidamos e somos zelosos com o templo (edifício) temos que ser cuidadosos e zelosos com nossos corpos-santuários.

Não estamos falando que se possa “profanar” o templo-edifício e nem que se deva ser irreverente ali. Mas, a reverência não é por causa do lugar, e, sim, por causa do que se faz (adoração) e a quem se faz (o Senhor). Claro que Ele está “no seu santo templo” (Hc.2:20) e por isto ali se torna santo o lugar. Também como Ele habita em nós, este templo-santuário (o corpo) deve ser tratado com sacralidade, não por causa dele em si, mas pelo fato de ser habitação do Espírito Santo.

Portanto, por causa de se temer ao Senhor, tenhamos reverência no lugar de adoração (templo-edifício) na hora do culto, e tenhamos reverência com este lugar de habitação de Deus (nosso corpo) todo o tempo, não o profanando nem violando com pecados no corpo, a exemplo da gula, fornicação, adultério, prostituição, sodomia. Por temer ao Senhor, mantenhamos limpo e com reverência o santuário do Senhor.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage.