sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

BEM-AVENTURADO (16)


“Bem-aventurado o que tem Deus por auxílio...cuja esperança está em Deus” (Salmo 146:5)

Esta é a última expressão de bem-aventurança no livro dos salmos. O final não poderia ser mais estimulante e sugestivo a nós ainda hoje. Dois aspectos de grande importância à vida humana são destacados neste texto: o auxílio e a esperança.

No primeiro vê-se o aspecto do sentimento de proteção, amparo e socorro, que vem satisfazer uma das necessidades básicas do ser humano, a saber: segurança. Nestes tempos trevosos de inseguranças de toda ordem e em todas as esferas, sobretudo no universo físico, seja pela ameaça individual da violência urbana (assaltos, roubos, assassinatos, etc), pela ameaça ambiental com risco de aquecimento global e consequências catastróficas para a humanidade, pela ameaça econômica com risco de um colapso mundial quanto ao desemprego; é privilegiado aquele e aquela que podem desfrutar desta convicção e segurança de ter tal auxílio em Deus. Não se fala em isenção de, mas auxílio em, ou seja, estamos sujeitos a estas formas de agressão, mas neste ambiente estamos debaixo do auxílio e cuidado do Senhor.

Tem-se, no segundo, o sentimento de esperança. Esta (esperança) tem suas raízes fincadas na alma humana. Este sentimento é tão forte que deu motivo a conhecido dito popular: a esperança é a última que morre. De fato, se não se tem esperança, significa ter morrido. Somos movidos a esperança, mais do que sonhos, até porque estes são apenas esperanças que ansiamos sejam concretizadas.


Os pais esperam o nascimento dos filhos, esperam seu crescimento, sua formação, sua formatura, seu trabalho, seu sucesso, sua família, seus filhos. Você e eu esperamos crescer, estudar, formar, constituir família, aposentar, ver e “paparicar” netos, e temos a esperança de morrermos em serena e ditosa velhice. Até no morrer, temos forma de esperança. Feliz e bem-aventurado aquele ou aquela cuja esperança está em Deus.


Todas as esperanças se baseiam e se firmam na esperança maior que está no Senhor. Se esta manifestação de esperança não existe e “se nossa esperança ...se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os seres humanos” (I Co.,15:19).

Louvado seja Deus porque O temos por nosso auxílio e nEle está nossa esperança, fazendo-nos, por isso, bem-aventurados.

O Senhor mantenha sobre nós Sua bênção.

Rv. Paulo Audebert Delage.